Para vestir o interior: um vestido de noiva e muitos costumes

Editorial de moda: Inspiração em Mário de Andrade e São Paulo

Editorial de moda: Namastê

Escrito por Hellen Albuquerque em 10 de maio de 2015

Na língua sânscrita “Namastê” significa que o meu deus interior aceita o seu deus interior neste presente momento. É a mais digna saudação de um ser humano a outro, que se dignifica a curvar-se perante seu próximo. Então… Namastê!

 

Às vezes é preciso parar. Tomar consciência da própria respiração. Inspire. Expire. Tomar consciência do próprio corpo. Mãos, pés, tornozelos, pescoço e ombros. Saber que cada minuto é único e em cada um deles acontece uma mudança direta ou não em nós mesmos. Células se renovam enquanto outras acabam. Pessoas se renovam enquanto outras acabam. O que me incitou tais reflexões foi exatamente ter um pedaço de tempo e um pedaço de espaço.

shanti-29ppp

No último fim de semana, fechei o mês em uma pequena viagem para uma cidade do estado vizinho: Campo Alegre, a 100km de Curitiba. Este nome de registro foi lhe dado pelas suas paisagens naturais. Com um clima temperado úmido, o município de Santa Catarina se banha nas águas do Rio Negro, que faz divisa com o Paraná. É entre imponentes montanhas, uma densa área verde e cercada de araucárias que a Chácara Shanti Gaia abre espaço para meditação.

shanti-38´´

Meditar é, de forma simplória, estar no presente. Na maior parte do tempo, estamos concentrados em nosso passado, feito de memórias, e no futuro, com as expectativas. Afastar-se destes dois pontos para voltar a mente ao momento único que se vive é aprender a contemplar a própria existência. Silenciar a mente, os medos, as esperas, os planos e descontentamentos.

shanti-37ppp

Shanti Gaia significa Terra de Paz, o ambiente criado por Malú e Roberto, proprietários do local, não poderia ser mais ligado ao nome. Malú fica no comando da cozinha, que só tem espaço para panelas de barro com delícias vegetarianas, enquanto Roberto se concentra na horta, sem nenhum tipo de agrotóxico, e abre caminho na mata para trilhas.

shanti-97pp

Dos quartos, uma vista longínqua preenchida de verde. Mesmo verde que se coloca os pés para recarregar a própria energia. O aroma de terra e musgo não se compara a nenhuma outra essência. Caminhar entre as árvores, encontrar cigarras e aracnídeos, descansar na sombra observando o movimento das águas de uma pequena cachoeira…. Tive tempo para pensar sobre mim mesma e sobre o agora. Ao meu lado foi Vanessa Leal, que registrou com seu olhar único um pouco do espaço e da experiência. 

shanti-25ppp

O ensaio

Em uma paisagem privilegiada, com o Sol aquecendo e iluminando não poderíamos deixar de aproveitar o momento para realizar um pequeno ensaio fotográfico. Eu e Vanessa percorremos a extensão verde que é tão cuidadosamente mantida por Malú e Roberto. Aproveitamos a luz e os destaques quentes das flores do local (verdadeira paixão de Malú). Para os olhares mais atentos, as cores acompanham a mudança do dia para a noite, amanhece e escurece em Shanti Gaia, amanhecemos e escurecemos nós também.

postado por

O nome é Hellen, mas pode chamar de Hell. Jornalista, feminista e contraditória, tenho como combustíveis o café, poesia e boas gargalhadas. Minha relação com a escrita é a mais longa que já tive, mas vivo em flerte com a moda. Sou aficionada por histórias, portanto é fácil me encontrar em um brechó, as buscando nas roupas; em um sebo, perdida nas páginas dos livros; ou observando tudo que há a volta – cuidado para não trombar comigo! Acredito na beleza como um sentimento e na moda como uma expressão cultural.
Mais Cultura
Loading
Quando lemos sobre moda, tendências são as primeiras coisas à mente.  O que está em alta, como se usar, como adaptar ao seu biotipo...
Hellen Albuquerque 3 min

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

Ins
ta
gram