A beleza e seus perfeccionismos

Conhecendo a Fluxonora

Leitura fashion: 5 livros relacionados ao mundo da moda

Escrito por Lígia Barone em 18 de agosto de 2015

Ler é um dos melhores hábitos que podemos ter. Exercita o cérebro, enriquece o vocabulário, estimula a criatividade, nos faz viajar por mundos reais e imaginários, aumenta nosso conhecimento sobre determinados assuntos e principalmente, alimenta a alma.

E como ser uma pessoa culta e bem informada é uma tendência permanente, eu trouxe hoje cinco dicas de livros relacionados ao mundo da moda.

Sei que há milhares de outras obras que mereciam estar aqui, mas eu preferi sugerir apenas aqueles que já tive o prazer de ler e que podem estar na cabeceira de profissionais, estudantes, leigos e amantes desta arte.

Sugestões de Leitura Fashion

Glamour – Diane Vreeland

foto-4-1-650x365

Reedição de uma obra considerada um clássico da literatura sobre moda, a versão inédita no Brasil, tem o prefácio assinado por Marc Jacobs. Glamour foi escrito pela editora de moda Diane Vreeland, atendendo ao pedido de Jacqueline Kennedy Onassis para criar uma obra que tivesse vários comentários e dicas de estilo e moda. Com a experiência de mais de 25 anos como editora da Harpes Baazar e 8 anos editora da Vogue americana, a autora  selecionou fotos de paparazzi de editoriais de moda e de pessoas comuns para escrever suas observações e apontamentos sobre o que é estilo e elegância.

6672585GGCasa Gucci – Sara Gay Forden

O livro conta a história da família Gucci, que construiu um império da moda e artigos de luxo. As histórias reunidas pela jornalista Sara Gay Forden vão da primeira loja em Florença, aberta por Guccio Gucci, passam pelo apogeu nos anos 50 e 60, com seu filho Aldo, e terminam com o assassinato do último membro da família a dirigir a empresa, Maurizio Gucci e a condenação de sua ex-esposa Patrizia como mandante do crime. Paralelo a biografia marcada pelo luxo, glamour, sucesso, brigas, processos e cobiça, a autora conta a trajetória de vários estilistas famosos, como Tom Ford, o responsável pelo renascimento da grife e a disputa de dois gigantes do mercado de luxo, LVMH e PPR, pelo controle da empresa.

-nSwjxvve2netRo_iQJqoq0Qyv8YaE6FwbuOZggtXXoCinqüenta Vestidos Que Mudaram o Mundo – Design Museum

Considerado o principal museu do mundo a se dedicar ao design contemporâneo, o Design Museum reúne nesta obra cinquenta vestidos icônicos para mostrar o caminho percorrido pela moda no último século, em uma história que envolve mudanças sociais e econômicas, posturas radicalmente oscilantes de gênero e sexualidade, além de uma visão fascinante sobre as pessoas que os usaram e também as que projetaram e fizeram.

Há ainda nesta mesma linha, mas eu ainda não tive a oportunidade de comprar, Cinqüenta Sapatos Que Mudaram o Mundo, Cinqüenta Bolsas Que Mudaram o Mundo e Cinqüenta Chapéus Que Mudaram o Mundo. Os quatro livros na estante são praticamente um guarda-roupas dos sonhos.

chanelO Segredo do Chanel Nº 5. A história íntima do perfume mais famoso do mundo – Tilar J. Mazzeo

O surgimento da fragrância mais famosa do mundo, sinônimo de sensualidade e sofisticação, é contada com charme e uma prosa envolvente. Chamado carinhosamente de le monstre pelos especialistas, o Chanel nº5 atravessou o século XX como ícone de feminilidade e até hoje ocupa lugar de destaque na galeria dos objetos de desejos da indústria do luxo. Neste livro, a historiadora e autora nos revela o que é lenda e o que é verdade na criação da fragrância favorita de Marilyn Monroe, e sobre a fascinação que ainda causa nas mulheres. Segundo Tilar J. Mazzeo, em média, a cada 30 segundos um vidro é vendido em algum lugar do mundo.

Pelo Mundo da Moda: Criadores, Grifes e Modelos – Lilian Pacce

20377_zoomLilian Pacce, jornalista e referência da moda no Brasil, traz em diversos de seus artigos e reportagens ao longo das duas últimas décadas, momentos marcantes da moda no país e no mundo, com um ponto de vista crítico e único. A autora revela segredos e a realidade dos bastidores das grandes criações no exterior, o perfil de modelos de projeção internacional, além de apresentar uma análise do trabalho e da personalidade de importantes estilistas. Podemos dizer que este livro é um retrato de duas décadas em que o Brasil cresceu e amadureceu no universo da moda.

Indicado para estudantes, profissionais e amantes da moda, interessados nas áreas de design, comunicação, artes e quem gosta de uma leitura descontraída com muito conteúdo.

E aí? Ficou com vontade de ler um, ou mais, ou todos estes livros? Então corre para a livraria mais próxima, ou busque a versão em pdf (alguns já estão disponíveis na internet) e se deleite com estas maravilhosas páginas.

postado por

Acredito que tudo na vida acontece por um motivo, não importa se bom ou ruim, e os ensinamentos se tornam bagagens para novas experiências. O jornalismo despertou meu fascínio pela fotografia, o amor pela moda, a curiosidade pelo comportamento do ser humano, a chance de me reinventar a cada trabalho e o combustível para produzir e compartilhar conhecimentos. Somos aquilo que vibramos, pensamos, sentimos, e dar o melhor de nós é o caminho para termos o melhor do mundo.
Mais Moda
Loading
Quando lemos sobre moda, tendências são as primeiras coisas à mente.  O que está em alta, como se usar, como adaptar ao seu biotipo...
Hellen Albuquerque 3 min

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

Ins
ta
gram