Resenha: Soft in the head e o cinema independente.

Parei de usar sutiã e moldei a mim mesma

Por trás das lentes: fotografia e maquiagem

Escrito por em 6 de julho de 2015

Há mais ou menos um ano, uma amiga, coordenadora do curso de Comunicação Social da Uninter, me contou sobre uma proposta que uma professora havia desenvolvido. Este projeto envolveria fotografia de alunos e ela gostaria que eu os maquiasse. A maquiagem viria da minha própria criatividade – um sonho artístico!

O “Por trás das lentes” veio para celebrar a inauguração do “Estúdio F”, laboratório de fotografia da instituição de ensino Uninter. Coordenado pela professora de fotografia do curso de Comunicação Social, Sionelly Leite, o estúdio tem o intuito de auxiliar o aprendizado dos alunos e conta com equipamentos de luz específicos, para produzir um material de alta qualidade.

10007373_763525250430767_8714834336476252062_o

Modelo: Sionelly Leite; Fotógrafa: Isabelle Cechinato

10344291_763640820419210_4465671021137321187_o

Modelo:Angélica Morais; Fotógrafa: Maria Laura

O    que    eu    imaginei    que   jamais aconteceria, virou realidade. Os alunos estavam super abertos  para que eu os maquiasse com as  cores e formas que eu    escolhesse.    Os    resultados  do conjunto da fotografia e maquiagem os surpreenderam   e  os   agendamentos para as sessões foram lotando.

O programa, com foco em retratos, teve início dia 22 de junho e, graças ao seu sucesso, a data de encerramento, prevista para o dia 26 de junho, foi prorrogada para 1º de julho. O projeto foi também divulgado pela Revista F, produzida pelos alunos do curso.

Foram eles os responsáveis pela maioria dos clicks, instruídos pela coordenadora do projeto, sempre atenta ao olhar e ao aprendizado dos participantes. Os modelos foram alunos e colaboradores da instituição, inclusive alguns visitantes.

Com o intuito de mostrar o “lado B” de cada indivíduo, meu trabalho entrou com parceria, intercalando horários com dois outros maquiadores – Kassia Pichelli e Markinhos Meier – para que, através da maquiagem social ou artística, este lado fosse revelado.

Modelo: Adrielly Silva; Fotógrafa: Camilla Pedroso

Modelo: Adrielly Silva; Fotógrafa: Camilla Pedroso

As maquiagens com minha assinatura foram criadas a partir de análises de visagismo – estudo do temperamento  a partir das  linhas faciais.  Histórias compartilhadas por trás das lentes inspiraram linhas,  cores e formas, representando suas personalidades e a mensagem que gostariam de transmitir.

Algumas pessoas foram com idéias prontas do que gostariam de retratar, e seus pedidos foram respeitados  e  realizados  com  carinho. Os modelos que deixavam a minha criatividade solta, tiveram  maquiagens  personalizadas:  as  pessoas  mais delicadas receberam maquiagens mais arredondadas;  as  mais  agitadas,  linhas  diagonais.  As pessoas mais emotivas tiveram foco no
olhar; as mais comunicativas, nos lábios.

Os resultados do trabalho em equipe – dos alunos, dos professores e de todos os envolvidos – foram retratos que são mais que formas ou trabalho de luz e sombra. São retratos cheios de alma e desejo de aprender cada dia mais.

Modelo: Isabella Gonçalves; Fotógrafa: Diessy Daum

Modelo:Isabella Gonçalves; Fotógrafa:Diessy Daum

Para conferir mais fotos, making of  e vídeos deste incrível projeto, acesse:

http://facebook.com/festudiofotografico
http://facebook.com/frevista

postado por

Bruna Daniel, maquiadora, com muito orgulho e paixão que transborda! Considero a maquiagem minha arte, e nela, a pele é a minha tela. Cada rosto é único e meu trabalho é preservar tal individualidade. Levo novos conceitos de forma sutil e agradável para quem vê. Ando do neutro ao artístico, ressaltando que há de mais interessante para se ver. Meu trabalho é minha grande alegria e realização.
Mais Comportamento

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

Ins
ta
gram